"Atendimento de Médicos, Psicológicos, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e Esteticistas, personalizado para homens e mulheres que queiram manter e/ou melhorar a aparência, a saúde, visando sempre o bem-estar físico e mental".

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Consciência pesada após exageros?

Nutricionista orienta como ter boa forma e saúde após festas de fim de ano. Aproveite a oportunidade para iniciar uma reeducação alimentar e ficar de bem com o corpo e a mente

Fim de ano é uma época de exageros alimentares, resultante de inúmeras festas e dos ingredientes calóricos. Para se ter uma idéia, se juntarmos uma quantidade de frutas secas, panetone, rabanada, champanhe, vinho, farofa, pernil, lombo e peru, temos em torno de duas mil calorias. Essa contagem corresponde ao gasto calórico de um dia inteiro do adulto.
Depois dessa maratona saborosa, mas também calórica, é recomendável ficar atento ao corpo e a saúde. Por isso, a Entre-Vias bate um papo com o nutricionista Robson Alves da Silva. Formado pela Universidade Federal Fluminense, o especialista em Neurobiologia atua como consultor na área de Nutrição em diversas empresas, academias desportivas, consultórios médicos e na clínica Naruna. Robson também é professor universitário e coordenador de um curso técnico.

Entre-Vias: Quais as consequências dos excessos de fim de ano para a saúde?

As consequências vão desde uma má digestão até uma intoxicação alimentar se as sobras que geralmente são reaproveitadas não forem armazenadas de forma correta. Pode também ocorrer o ganho de peso para aquelas pessoas que abusam de doces e alimentos gordurosos.

Uma coisa eu queria deixar bem claro: é muito fácil ingerir 1.000 calorias, mas é necessário um esforço muito grande para queimá-las e, assim, evitar o ganho de peso indesejado. Aqueles que afirmam que podem comer à vontade e não ganham peso também devem ficar atentos. Podem não ganhar peso, mas alteram algumas substâncias em seu organismo, que somente serão detectadas por meio de exames, como colesterol alto, triglicerídeo alto, glicemia alta, ácido úrico, uréia etc. Exemplo: Se a pessoa é hipertensa, ou seja, tem pressão arterial alta, deve evitar os alimentos ricos em gorduras de origem animal e os que contêm muito sal.

Então, é preciso lembrar que, após as festas, amanhã é outro dia. Seu corpo, independente do período do ano, continuará apresentando os mesmos problemas ou será acometido por outros males caso não seja cuidado de forma correta. Devemos nos alimentar com moderação e bom senso sempre, pois alimentação é saúde.

Quais são as dicas para alimentação saudável após os excessos de fim de ano?

Se a pessoa exagerou no período das festas de fim de ano e agora está com a consciência pesada, ela deve: fazer uma alimentação balanceada, rica em frutas e verduras, e com pouca quantidade de gordura, principalmente de origem animal; ingerir bastante líquido, de preferência água e suco de frutas natural; e nunca ficar muito tempo sem se alimentar. É necessário que as pessoas façam pelo menos cinco refeições ao dia, evitando sempre que possível os produtos industrializados, ricos em sódio e gordura saturada e trans.

A prática de exercícios ajuda?

É sempre indicada, desde que sob orientação de um profissional de saúde e de um educador físico. Realizada de forma correta, a prática de exercícios é muito saudável. Caso contrário, pode ser muito prejudicial à saúde da pessoa.

Qual impacto do excesso de bebidas alcoólicas no organismo? É possível fazer um processo de desintoxicação após as comemorações de fim de ano?

O impacto varia de uma dor de cabeça até um quadro de coma, dependendo da quantidade de bebida alcoólica que a pessoa ingerir. Existem muitas formas milagrosas para a desintoxicação do organismo, não somente para o álcool, mas também em relação a outras substâncias que ingerimos. Acredito que a melhor forma é não abusar, para não causar em nosso organismo problemas que muitas das vezes podem ter consequências indesejáveis.

Caso a pessoa abuse da bebida alcoólica e tenha problemas, a minha orientação é que procure um serviço de saúde para que o caso seja avaliado, pois pode apresentar até um quadro de coma hipoglicêmico, que é muito grave.

Como se livrar das “ressacas”?

O ideal é não abusar das bebidas alcoólicas, principalmente se não estiver se alimentando. Outra orientação é ingerir água juntamente, pois o álcool causa uma grande desidratação e isso é uma das principais causas da ressaca. Esqueceu-se de tomar água junto com álcool? Faça o uso de alguma bebida isotônica no dia seguinte. Contudo, ressalto que o isotônico apresenta grande quantidade de sais minerais e deve ser consumido com moderação por pessoas que apresentam um quadro de pressão alta.

Qual a relação entre alimentação e saúde do corpo e da mente?

Uma alimentação saudável proporciona um corpo saudável e, por conseqüência, uma mente saudável. Porém, hoje em dia, nem sempre é possível fazer uma alimentação adequada devido à correria. E isso pode trazer uma série de consequências indesejáveis.

Sabemos também que uma mente com problemas pode ocasionar uma alimentação ruim e um corpo doente. Temos os exemplos clássicos da anorexia e da bulimia: quadros patológicos em que as pessoas se recusam a comer por se acharem gordas ou comem demais e depois tomam laxantes ou forçam o vômito.

Eu acredito que as pessoas devem sempre procurar ajuda quando não se sentirem bem. Se não conseguirem buscar auxílio, devem ser encorajadas pelos amigos e familiares na tentativa de melhoram a sua saúde nutricional ou psíquica.

Como as pessoas que trabalham em estradas podem se alimentar bem?

Hoje em dia, é mais fácil os profissionais que trabalham nas estradas fazerem uma alimentação mais saudável. Com o grande número de restaurantes que são usados como ponto de apoio, é oferecidas uma grande variedade de alimentos crus, cozidos, saladas etc.

Como profissional da área de Nutrição e professor, acredito que o problema está mais relacionado à educação nutricional. Temos a oportunidade de ver pessoas em restaurantes “self service”, com uma variedade de produtos, que se alimentam basicamente de frituras, carnes gordas, massas e quase nenhuma verdura ou suco natural. O ideal é um trabalho de educação nutricional, realizado pelos meios de comunicação, informando os benefícios de uma alimentação balanceada.

Que mensagem o senhor deixa para os leitores da Entre-Vias?

A alimentação é dos meios mais eficazes para se promover e manter a saúde e evitar uma série de doenças. As pessoas precisam conhecer melhor as propriedades nutricionais dos alimentos e como podem melhorar, e muito, a qualidade de vida.

Atualmente, as pessoas se alimentam de uma forma bem errônea, seja pela falta de tempo, ausência de dinheiro, desconhecimento, marketing das indústrias alimentícias ou simplesmente por não acreditarem no poder dos alimentos como meio de melhorar a qualidade vida a médio e a longo prazos. E isso deve mudar!

Matéria publicada pela revista EntreVias edicão do mês de Janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário