"Atendimento de Médicos, Psicológicos, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e Esteticistas, personalizado para homens e mulheres que queiram manter e/ou melhorar a aparência, a saúde, visando sempre o bem-estar físico e mental".

domingo, 14 de outubro de 2012

Ilusão na Internet


Ingenuidade dos internautas aumenta perigo e ação de pessoas mal-intencionadas

Jaqueline San Juan
Colaboração: Dr. Allan Gonçalves

O espaço virtual ainda é uma descoberta para muitos, e esta novidade abre milhões de possibilidades, entre elas a busca por um relacionamento que pode trazer dores e desilusões amorosas. Não são poucas as mulheres que depositam esperanças em pessoas que estão há muitos quilômetros de distância. Sucumbem a paixões, juras de amor e promessas de casamento. Na ânsia de encontrar o “príncipe encantado” caem no engano e muitas têm como consequência, além de danos morais, prejuízos materiais.

Segundo dados do Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, o número de fraudes na internet cresceu 7,67% no País entre abril e junho deste ano.

De acordo com o delegado Bruno Tasca Cabral, titular da 1ª Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos (DEICC), de Belo Horizonte (MG), o internauta, muitas vezes, não está preparado para navegar na internet.

“Se no mundo real nós desconfiamos de certas situações, na internet deve haver uma desconfiança ainda maior. Nós registramos um caso em que uma mulher se apaixonou por um homem e, na base da confiança, ela foi depositando dinheiro quando ele pedia emprestado. Dizia que queria encontrá-la, porém não tinha como pagar uma passagem de avião. Ela, de certa forma, foi ludibriada porque o rapaz sequer estava tendo um relacionamento com ela, estava era usufruindo da ingenuidade da vítima”, conclui.

O psicólogo Allan Moura Oliveira Gonçalves afirma que há casos em que o agente é um neurótico. Pode ocorrer de estar fazendo parceria com uma vítima neurótica, ou seja, compartilhando uma fantasia perversa.

“Ambos utilizarão da internet para realizar suas fantasias reprimidas sem maiores complicações. Entretanto, a vítima pode romancear para além de seu traço de perversão, enquanto o agente estaria apenas realizando fantasias e desejos reprimidos na intenção de encontrar satisfação e escamotear a castração (falta interior, frustrações)”, disse.

O psicólogo alerta para os casos em que o agente é um perverso, sujeito com uma estruturação subtraída de culpabilidade, capaz de tomar a vítima como objeto para satisfações que subvertem a ética e a moral.

Namoro virtual trouxe prejuízos

Aline Roberta Marques, de 23 anos, secretária, passou por uma experiência nada agradável. Movida pela ansiedade na vida sentimental, conheceu num site de relacionamento um rapaz que, inicialmente, acreditava ser o homem da sua vida.

“Fiquei 5 meses mantendo contatos diários de oito horas de duração. Pela foto e suas palavras, era tudo o que eu sonhei. Para assumir essa paixão, e contrariando a orientação da minha família, decidi ir ao encontro dele em outro estado, onde fiquei morando com uma amiga.”

Aline reconhece que no começo do namoro achava tudo bom, mas, com o passar do tempo, descobriu que a realidade é bem diferente do virtual.

“As brigas começaram e na primeira oportunidade ele terminou comigo. Tudo desmoronou na minha frente. Emagreci 7 quilos, perdi o emprego, tudo porque eu vivia pela emoção. Hoje não agiria da mesma forma”, confessa.

Aline superou o problema. Ela, que um dia chegou a afirmar que jamais iria amar novamente, após participar da Terapia do Amor, teve a vida transformada.

“Alcancei a felicidade. Meu namorado é a resposta de Deus para a minha vida”, relata.

Terapia do Amor
A Terapia do Amor é uma reunião realizada aos sábados, em todas as sedes estaduais e regionais dos cenáculos do Espírito Santo. Nos encontros, as pessoas recebem orientações de como proceder para obter sucesso nesta área em que há tanto sofrimento. As reuniões acontecem em vários horários, especialmente às 19h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário