"Atendimento de Médicos, Psicológicos, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e Esteticistas, personalizado para homens e mulheres que queiram manter e/ou melhorar a aparência, a saúde, visando sempre o bem-estar físico e mental".

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Saúde na pele, cabelos e unhas*

Dermatologia realiza diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, muitas vezes não percebida pelas pessoas


Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que não se preocupe com sua aparência. A imagem da pessoa se tornou um cartão de visitas, que poderá abrir portas para o sucesso profissional, social e amoroso. Cinema, televisão, revistas e internet exibem diariamente vários modelos de perfeição em termos de rostos jovens, silhuetas esculturais, penteados da moda e unhas coloridas. Mas, por baixo de toda a maquiagem, roupas e efeitos de photoshop, escondem-se problemas comuns como rugas, manchas, pintas, cicatrizes, espinhas, estrias, celulite, olheiras, cabelos fragilizados e unhas quebradiças.

As doenças da pele, cabelos e unhas são extremamente comuns e podem afetar a todos, em algum momento de suas vidas. Radiação solar, cigarro, estresse emocional, desidratação, alimentação inadequada, obesidade, distúrbios hormonais, herança genética e alterações imunológicas, entre muitos outros fatores, podem prejudicar a saúde e o aspecto da nossa pele e do nosso organismo.

O médico dermatologista é o profissional mais indicado para cuidar das questões que envolvem a pele, unha e cabelo. A dermatologia avançou bastante nos últimos anos, tanto no tratamento das patologias (sejam elas agudas, crônicas, benignas ou malignas) como na prevenção e promoção da saúde.

Além do estudo das doenças, a formação do dermatologista inclui também o aprendizado em cirurgia dermatológica e cosmiatria: a área que abrange os métodos clínicos, cirúrgicos e estéticos para melhorar a beleza e a qualidade da pele.

Estética

Dependendo do caso, o dermatologista poderá indicar desde tratamentos estéticos mais simples, com o uso de cremes e bloqueadores solares, até procedimentos estéticos mais agressivos, como peelings, dermabrasão, aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, luz pulsada e laser.

Efeitos do envelhecimento como rugas de expressão e manchas provocadas pelo sol podem ser bastante atenuados com o uso da toxina botulínica associada com peelings, preenchimentos e laser/luz pulsada. Estrias recentes (avermelhadas) podem apresentar grandes melhoras se tratadas precocemente com ácidos, procedimentos cirúrgicos e laser.

Cicatrizes (de acne ou cirúrgicas) e estrias antigas (brancas) dificilmente irão desaparecer, mas podem ficar mais discretas com procedimentos cirúrgicos e laser. Flacidez, celulite, olheiras, rugas profundas, varizes e gordura localizada muitas vezes irão necessitar de tratamentos combinados, que incluem alterações dos hábitos de vida do paciente e a participação de vários profissionais, além do dermatologista e do cirurgião-plástico.

Atendimento profissional

E onde encontrar um dermatologista de confiança para orientar sobre as melhores opções de cuidados e tratamentos? Muita gente não sabe, mas para que o médico possa se anunciar como especialista em dermatologia é preciso ter o título pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ou Certificado de Residência Médica em Dermatologia pelo Ministério da Educação (MEC), além de possuir registro de dermatologista no Conselho Regional de Medicina (CRM). Esses requisitos visam a garantir que o paciente será tratado por um profissional realmente capacitado.

Para encontrar um profissional, basta acessar o site da SBD (www.sbd.org.br) ou do CRMMG (www.crmmg.org.br). Salve sua pele.

Cuidados

Com a pele:

A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas, sendo uma grande capa de proteção contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Essa barreira vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando o manto protetor. Mesmo com toda essa proteção, a pele é permeável e absorve substâncias – muitas vezes usamos remédio de aplicar na pele com ação interna. Assim, cuidado com o que se usa nela, principalmente em criança e idoso, pois a sua pele é mais fina e tem maior capacidade de absorção.

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Para uma pele bonita e saudável, os dermatologistas recomendam beber, pelo menos, dois litros de água por dia. Se a pele estiver ressecada, é sinal que o corpo pede água. Mas outros fatores podem contribuir para o ressecamento da pele, como vento, poeira, sol em excesso, calor ou ar seco. Assim, além de beber bastante água, para evitar o ressecamento da pele, é preciso usar pouco sabonete, evitar água muito quente e usar cremes hidratantes adequados, sem muito perfume.

Com o cabelo:

Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os da pele. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos, que resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo.

Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido. Sempre espalhe os produtos nas mãos e só depois esfregue-os nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). Enxágue bem os cabelos o use um xampu antirresíduos uma vez por semana. Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos. A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Proteja os cabelos do sol: use chapéu e mantenha-os hidratados.

Com as unhas:

Cuidados com as unhas:

Ao contrário do que muitos podem pensar, as unhas não são apenas um complemento do corpo que tem como principal função proteger as pontas dos dedos ou aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde. Mudanças podem sinalizar um problema de saúde. Notando alterações, procure um dermatologista.

Sempre as mantenha limpas, pois embaixo delas podem se depositar bactérias e outros organismos. As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo e evitar que encravem. Não roa as unhas. O hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Evite lixar a parte de cima da unha. Não use sapatos apertados. Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas.

Matéria Publicada Pela Revista Entre Vias

*DR. GUSTAVO VIEIRA GUALBERTO - CRMMG 40639

Médico Dermatologista – Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia



6 comentários:

  1. GOSTEI DEMAIS DA POSTAGEM... MUITO ÚTIL E NO MEU ENTENDIMENTO, É UMA BOA DICA PARA QUEM NÃO SE CUIDA MUITO BEM!!! PODERIAM TER SE APROFUNDADO UM POUCO MAIS NO COMENTÁRIO SOBRE CABELOS... IA SER BEM ÚTIL PARA MIM!! AFINAL ACHO QUE ESTOU MEIO QUE CALVA... HERANÇA GENÉTICA... RS..ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  2. A Naruna Medicina Estética agradece a Leda por seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Unhas e cutículas frágeis, unhas roídas, estragadas por esmaltes .....

    Como exemplo de eficácia e sofisticação existem os endurecedores, cremes e removedores da linha Ecrinal da França ,especializada e líder de mercado de tratamento das unhas fragilizadas, estriadas e deterioradas . Ate no caso das unhas roídas, e o único produto que não sai na água

    OS PRODUTOS NÃO CONTEM ACETONA, FORMALDEIDO, TOLUENO NEM PARABENO

    O acabamento e glamouroso como a origem dos produtos, produzidos em Mônaco, na Rivieira Francesa .

    SÃO PRESCRITOS TAMBÉM POR DERMATOLOGISTAS.

    Consulte os sites (são sites técnicos e não de venda):
    www.ecrinal.com (francês e Inglês)
    www.asepta.com (da França)
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    A Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e vários outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet (saisdaterra, dermatan, dermexpress, pharmaweb,... )

    Espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir
  4. A Naruna agradece muito a contribuição de Jacques.

    ResponderExcluir
  5. O texto é muito bom. Trabalhar com Dr. Gustavo tem sido ainda melhor.

    ResponderExcluir
  6. A Naruna agradece a parceria entre os seus profissionais.

    ResponderExcluir