"Atendimento de Médicos, Psicológicos, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e Esteticistas, personalizado para homens e mulheres que queiram manter e/ou melhorar a aparência, a saúde, visando sempre o bem-estar físico e mental".

sexta-feira, 2 de março de 2012

Você sabe o que é Transtorno Dismórfico Corporal?

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC/Body dysmorphic disorder) é um transtorno mental que ocasiona alteração da percepção do paciente em relação a alguma parte de seu corpo (crenças irredutíveis, por exemplo, de que o nariz é enorme, os olhos desalinhados, as bochechas caídas, quando, na verdade, esses não o são). Há uma distorção imaginária morfológica tencionada ao exagero que, de acordo com alguns autores, pertence ao espectro de classificação dentre transtornos de ordem obsessivo-compulsivo. A baixa-estima, vergonha e até mesmo o isolamento social podem ser conseqüências de um TDC acentuado. Entretanto, os casos mais graves são os que comumente apresentam comorbidades associadas ao TDC como, por exemplo, a depressão e os transtornos de ansiedade que, comumente, acentuam a sintomatologia do quadro.

Estudos relatam que terapias com inibidores de recaptação de serotonina, quando associadas à psicoterapia, promovem remissão significativa de tais quadros. Nesse sentido, também se observa que pacientes que têm casos de TOC dentre seus familiares estão mais neurobiologicamente pré-dispostos a desenvolverem o TDC.

Existe grande discussão com relação a etiologia do TDC, pois esse é tratado por alguns autores como uma doença produzida por condições discursivas e fatores sociais, premissa refutada por outros que o consideram um transtorno atemporal, devido a existência de relatos médicos que já constavam a respeito do TDC ainda no século XIX.

Conclusivamente, na intenção de clarificar melhor o TDC, lembremos dos já conhecidos quadros que são também constituídos por distorção da imagem corporal como sintoma: anorexia nervosa e a não tão conhecida vigorexia, classificada como um Transtorno Dismórfico Muscular, no qual homens com hipertrofia muscular não visualizam limites para o ganho exacerbado de massa, relatando constantemente que precisam aumentar o tamanho de seus músculos. 

Texto escrito por Allan Moura Oliveira Gonçalves Psicólogo Especialista em Psicologia Clínica

26 comentários:

  1. Ótimo texto e entrevista. Vale a pena todos se inteirarem desse assunto, pois como são cada vez mais freqüentes as queixas cosméticas na sociedade objetivando a perfeição das formas do corpo e da pele, muitas vezes o transtorno dismórfico corporal passa despercebido por muitos.

    Parabéns Dr. Allan Moura Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto e entrevista. Vale a pena todos se inteirarem no assunto, pois como são cada vez mais freqüentes as queixas cosméticas na sociedade objetivando a perfeição das formas do corpo e da pele, muitas vezes o transtorno dismórfico corporal passa despercebido por muitos.

    Parabéns Dr. Allan Moura Oliveira.

    ResponderExcluir
  3. A Naruna Medicina Estética agradece a Gabriela Heidenreich por sua participação.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Realmente casos que envolvem o corpo, a saúde são muito frequentes, e ficou muito clara a definição do transtorno que não é muito falado e conhecido. Geralmente fala-se muito em anorexia mas esse transtorno eu mesma não tinha ouvido falar..

    Parabéns pela entrevista, texto e pelo trabalho, pois já havia acompanhado outras entrevistas sua.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom.Fico feliz por ver sua dedicaçao e sucesso. Parabens brother.

    ResponderExcluir
  6. Este é mais um dos males produzidos pela nossa sociedade moderna, verdadeira usina de transtornos emocionais...Como este meio consumista e competitivo transforma tudo em extremos. O que era para ser uma preocupação saudável com a saúde se transforma num culto a imagem como uma verdadeira religião. Muito bom e oportuno seu texto, Allan! Ainda bem que existem profissionais empenhados numa medicina estética responsável! Muito legal!

    ResponderExcluir
  7. A Naruna Medicina Estética agradece a Natália Franco por sua participação.

    ResponderExcluir
  8. A Naruna Medicina Estética agradece a Elaine Machado pela pertinência de seu comentário.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do texto...bem objetivo e esclarecedor. As pessoas criam certos delírios que só com um tratamento intensivo é capaz de se reintegrar a normalidade. A Naruna vem inovando nos temas abordados como forma de preocupação com a sociedade que precisa estar em constante terapia para reabilitação do indivíduos. Parabéns, Allan! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado a Professora Maristane por sua colaboração.

    ResponderExcluir
  11. Ninguém mlheor que o profissional de Piscologia para tratar as pessoas que sofrem deste problema. As pessoa precisam acabar com o proconceito de achar que Piscicólogos são para tratar loucos, este profissional e o mais qualificado para tratar dos problemas que muitas das vezes não podemos ver com os olhos, mais sentimos com a alma. Com diz William Shakespeare "Falar alivia as dores da alma" E ninguém melhor que um profissional como o Drº Allan Moura Oliveira Gonçalves para ajudá-lo ou ajudá-la a superar esses problemas. Robson Alves da Silva

    ResponderExcluir
  12. A Naruna Medicina Estética agradece a participação importante do nosso Nutricionista Dr. Robson Alves.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, é foi muito esclarecedor e muito bem bolado. O ''engraçado'', é que enquanto eu estava lendo a matéria e vendo um vídeo, pensei em algumas pessoas que convivem comigo, e isso é bastante preocupante.

    ResponderExcluir
  14. A Naruna Medicina Estética agradece ao músico Gustavo Procópio por seu comentário.

    ResponderExcluir
  15. É assustador ver até onde as pessoas chegam em busca de uma imagem corporal condizente com os "padrões" estéticos criados pela sociedade. O TDC mostra muito claramente esse adoecimento coletivo que vemos frequentemente nos dias de hoje. Acho que é de suma importancia trazermos este tema à discussão para que as pessoas possam conhecer este transtorno e saber de suas manifestações, visto que é algo perigoso e que precisa ser identificado e tratado adequadamente. Ótimo texto, objetivo e informativo, além de colocar em pauta um assunto tão relevante na nossa época, pós moderna.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado a Psicóloga Bruna R. Nunes por sua participação.

    ResponderExcluir
  17. Excelente texto...
    Acho incrível ver até onde chega a necessidade de beleza do ser humano. Eu mesmo, acho meu rosto horrível e fora dos "padrões"... (que padrões?)
    Ah, desativei a correção do navegador. rs
    (calouro por aqui)

    ResponderExcluir
  18. A Naruna Medicina Estética Agradece a participação do futuro publicitário Fellipe Medeiros.

    ResponderExcluir
  19. Texto inteligente e esclarecedor. Estamos em um momento da história onde a cultura do corpo perfeito está levando as pessoas à uma forma cada vez mais longe do limite a buscar de maneiras puramente idealista a perfeição. Textos assim, vem nos fazer a ter um olhar crítico em relação a tal problemática. Parabéns Allan!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. A Naruna Medicina Estética agradece ao Psicólogo Adilson por sua participação!

    ResponderExcluir
  21. Queria ressaltar um ponto que parece não ter ficado muito claro, sobretudo aos meus amigos Psicólogos:

    A etiologia do TDC demonstra que já haviam registros do Tdc já no século XIX, ou seja, isso dá ao transtorno um caráter atemporal, anuindo em parte a causa desse como discursivo. A influência sociológica ao mesmo é nível de conteúdo. Em outras palavras, ao contrário do que possa parecer, até mesmo pelo roteiro da entrevista, a busca desmedida pelos padrões estéticos não causa o TDC, mas sim é lugar de atualização sintomática, pois esse é de pré-disposição neurobiológica, como demonstram os artigos que pesquisei. Inclusive o TDC pode responder bem ao tratamento de venlafaxina. Cordialmente, Allan G.

    ResponderExcluir
  22. É o que eu sempre falo. Tudo em exagero fica feio.
    Fica feio fisicamente e psicológicamente.
    O blog está de parabéns, sempre voltarei aqui e tentarei deixar um comentário. (:

    Olívia
    http://clatter-machine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Obrigado Olívia por se tornar seguidora do nosso blog e pelo comentário elogiando-nos. Cordialmente equipe Naruna Medicina Estética.

    ResponderExcluir
  24. Na clínica que frequento, a Estetica Saúde, de Osasco, eles sempre frisam que o que importa é a gente se sentir bem e estar em boa saúde, mesmo que com quilos a mais. e tem médicos para indicar possíveis causas do que não vai bem. Isso é um diferencial e tanto.
    Parabéns pelo blog
    www.esteticasaude.com.br

    ResponderExcluir
  25. Madalena agradecemos muito seu comentário em nosso blog!!!!

    ResponderExcluir
  26. Muito interessante, esse texto deu pra tirar muitas duvidas e questionamentos.

    ResponderExcluir