"Atendimento de Médicos, Psicológicos, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e Esteticistas, personalizado para homens e mulheres que queiram manter e/ou melhorar a aparência, a saúde, visando sempre o bem-estar físico e mental".

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

De olho na balança e na saúde

No inverno, é comum sentir mais fome devido ao aumento do gasto energético do organismo para manter a temperatura corporal ideal. Conheça dicas para se aquecer e não ganhar peso

Parece coisa de matemática: em função do frio, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. Assim, para compensar esse gasto, é necessária uma maior ingestão de alimentos. No entanto, os alimentos que geralmente são consumidos no inverno são muito calóricos, podendo resultar em um aumento de peso indesejado. Além disso, a atividade física, por conta da preguiça mais comum no frio, é reduzida, o que também pode contribuir para um ganho de massa.
Portanto, se você comer a quantidade adequada de acordo com suas necessidades poderá manter e até perder peso nesta época do ano. Para isso, é importante driblar as tentações e saber como se alimentar durante o inverno.
O nutricionista Robson Alves da Silva, que atende na clínica Naruna, deixa o seu recado: “Só existe um segredo para que possamos manter a forma e a saúde: consumindo as comidas necessárias para mantermos a temperatura corporal, além de termos a prática regular de atividades físicas como grande aliada”.
Ele conta que, após uma avaliação médica para avaliar o condicionamento físico, é preciso verificar a atividade física mais adequada para a idade e condição de saúde. Por causa do clima, o ideal é procurar um tipo de atividade que mais agrade e pensar nos benefícios que ela vai trazer para o corpo e a mente. E ter bastante disciplina.

Bons hábitos

Alguns hábitos como o sedentarismo, a falta de disciplina na prática das atividades físicas e o consumo abusivo de alimentos com alto teor de gorduras de origem animal e açúcares devem ser cortados. A energia rápida vem dos carboidratos como massas, pão, bolo, torrada e doces. Assim fica mais fácil compreender porque sentimos mais vontade desses alimentos nos dias frios. Também é comum querermos beber algo quente para aquecer o corpo, como um chocolate quente, mas logo vem a vontade de um acompanhamento como torradas, biscoitos e o mesmo acontece com a sopa, que normalmente vem acompanhada por pães e queijos ralados.
“O consumo de caldos e sopas é um ótimo aliado para o inverno, pois, além de manter a temperatura corporal, é uma excelente forma de nutrir o organismo. Porém, é preciso cuidado nos componentes que serão usados. Por exemplo, use carne branca ou vermelha mais magra e bastante vegetais, evite o uso abusivo de embutidos e bacon”, recomenda o especialista.
Para os profissionais que trabalham nas estradas, e nem sempre contam com alimentos saudáveis, Robson ressalta que sopas e chás são boas pedidas para driblar o frio e saciar a fome de forma saudável. Além disso, enfatiza que não é indicado usar bebidas alcoólicas como meio de se aquecer.
Outra aliada para qualquer época do ano é a água. Sua ingestão é muito importante para hidratar e manter as funções orgânicas perfeitas. Por isso, mesmo que não sinta sede, é preciso beber muita água, principalmente aquelas pessoas que apresentam cálculos renais ou infecções urinárias frequentes.

Aquela gripe

Além de alimentos gostosos e calóricos, o inverno vem acompanhado de problemas respiratórios. Nessa época, também aumentam os casos de gripes e resfriados e, portanto, o ideal é manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais que aumentam a resistência imunológica. Aproveite as frutas da época, que são boas fontes de vitamina C, como morangos, tangerina, laranja e maracujá.
“Um cuidado que devemos ter é com a alimentação durante todo o ano e não só no inverno. Assim, estaremos sempre com o nosso sistema de defesa bem forte. Uma alimentação saudável leva a uma maior proteção ao nosso organismo e, quanto mais forte o nosso sistema de defesa, menor a chance de desenvolver doenças oportunistas e infecciosas”, explica.
De acordo com o nutricionista, sempre que tiver dúvida quanto aos hábitos alimentares procure um profissional para que ele possa orientá-lo como fazer uma alimentação balanceada, de acordo com as suas necessidades e estilo de vida.

 


Matéria publicada na revista EntreVias Ano VIII . Nº 90 . Julho de 2011


Gostoso e menos calórico

O ideal é manter uma dieta equilibrada com comida nutritiva, além de substituir, sempre que possível, os alimentos muito calóricos e gordurosos. Veja como deve ser a preparação de alguns alimentos comuns de serem consumidos nessa época do ano:


Sopas: Ao invés de acrescentar creme de leite, uma opção é utilizar legumes batidos. Para engrossar, adicione farelo de trigo, pois, além de dar mais sabor, proporciona uma sensação de saciedade, regula a função intestinal e controla os níveis de colesterol.


Chás: São ótimas alternativas para esquentar o corpo, além de deliciosos e diversificados.


Fondue: Para quem não abre mão dessa delícia, prepare-a com leite desnatado e queijos magros e troque o pão ou o biscuit por legumes. 

Chocolate quente: Use leite desnatado e achocolatado diet ou cacau em pó e adoce com mel ou adoçante.

2 comentários:

  1. Parabéns ao Dr. Robson Alves pelas matérias na Revista EntreVias, as reportagens na TvBetim e o trabalho como nutricionista sempre elogiado na Clínica Naruna. Estamos juntos! Allan G.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado ao nosso Psicólogo Allan Gonçalves por sua participação.

    ResponderExcluir